15 de janeiro de 2016

Leite não é um alimento acima de qualquer suspeita

Este artigo não é recente (2013), mas vi agora, que foi citado recentemente.

Atom Heart Mother (Pink Floyd)
Eu sei por experiência própria que o leite não é um alimento perfeito que a mídia e muitos profissionais da saúde e nutrição pretendem vender. Citam-no como fonte de cálcio, proteínas, vitaminas e gorduras; estas últimas por causa da preocupação quanto às calorias, podem ser retiradas, resultando nos  leites desnatados ou semidesnatados. Para auxiliar o crescimento nas crianças ou para evitar a osteoporose, doses diárias de leite seriam obrigatórias para todas as pessoas.

Existe um porém nessa história toda, há o lado sombrio do leite. Este líquido, especialmente o de origem bovina, é de digestão muito difícil para o ser humano, em especial a lactose, que requer uma enzima específica que não é produzida por uma parcela significativa da população. Os demais componentes também podem causar sérias reações, como alergias em suas diversas manifestações. O leite leva ao aumento da produção de muco, fato que pode agravar quadros alérgicos ou um resfriado.

No meu caso, excesso de ingestão de leite na forma líquida ou incorporado em comidas leva à diarreia. Meu filho teve otite de repetição quando pequenino e levou um tempo para descobrirmos a causa: intolerância ao leite. O pior é que nem eu nem meu filho gostávamos de leite, mas acabamos tomando porque "fazia bem".

Não estou defendendo que o leite seja banido, pois discordo de generalizações superficiais como "todos devem tomar leite" ou "ninguém deve tomar leite". Há pessoas que certamente não têm problema algum com este alimento e se beneficiam de suas propriedades nutritivas. No meu caso e do meu filho, entretanto, deve ser tratado como um veneno. Podemos até ingerir porções pequenas de leite esporadicamente e torcer para que o organismo aguente. Um veneno sempre será um veneno, não dá para aceitar que devemos tomar isso diariamente.

Quanto aos profissionais de saúde, tente ver se é possível um diálogo. Caso mostre-se irredutível em defender a ingestão do leite de vaca sem investigar seus efeitos ou fazer um exame, está na hora de procurar outro profissional. No caso de bebês, somente em último caso mesmo é que se deve acrescentar leite que não seja humano, já sabendo de antemão que se está colocando em sério risco o lactente. O mais indicado é manter o aleitamento materno o mais longamente possível.

O que mais importa é cada um observar seu organismo, ou o organismo da criança sob sua responsabilidade. Através da observação é que se consegue perceber se o leite bovino está afetando negativamente a saúde. Percebi que o leite não fazia bem para mim na época do curso universitário. Diariamente tomava leite no café da manhã e ficava o dia inteiro padecendo de cólica e diarreia. Um dia resolvi deixar de tomar leite e substitui por chá mate. Os episódios de diarreia diminuíram consideravelmente e poderiam ter parado, talvez, se eu tivesse deixado de consumir alimentos que continham leite.

Uma coisa é certa: não se pode sacralizar o leite como um alimento perfeito. Nada no mundo é perfeito. Pode ou não servir para mim, o que não quer dizer que aconteça o mesmo para outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário