28 de dezembro de 2015

Pesadelo nuclear gestado na Ucrânia

Pobre povo ucraniano, depois de ser usado como bucha de canhão dos interesses imperialistas contra a Rússia, o país parece estar rapidamente se deteriorando.

Exemplo de usina nuclear (Wikimédia)
A situação está cada vez pior na Ucrânia mas coisa pior poderá vir, segundo o artigo "Cenário de 19 Fukushimas paira sobre a Ucrânia". O país produz mais da metade de sua energia elétrica através da tecnologia nuclear que, por sua natureza, requer manutenção rigorosa e contínua. Mas, segundo o autor:
Espero que já saiba isto, mas por via das dúvidas deixe-me repetir outra vez. Uma das piores coisas que pode acontecer a um reactor nuclear é a perda do fornecimento de electricidade. Sim, centrais nucleares produzem electricidade – uma parte do tempo – mas elas devem ser abastecidas de electricidade o tempo todo para evitar uma fusão do núcleo (meltdown). Foi o que aconteceu em Fukushima Daiichi, a qual espalhou radionuclídeos no terreno até Tóquio e ainda está a vazar combustível radioactivo para dentro do Pacífico.

Assim, o cenário de pesadelo para a Ucrânia é simples . A temperatura cai abaixo do ponto de congelamento e permanece assim durante um par de semanas. O abastecimento de carvão e gás natural esgota-se; as centrais termoeléctricas encerram; as redes eléctricas falham; as bombas circuladoras nos 19 reactores nucleares (as quais, a propósito, provavelmente não passaram por uma revisão geral tão recentemente como deveriam) param de bombear; fusão do núcleo!
Espero sinceramente que tal cenário não se concretize, pois fusão do núcleo de um reator é a pior conclusão possível. O acidente nuclear no reator Fukushima I no Japão, que ocorreu em 2011, acabou de registrar o primeiro caso oficialmente reconhecido de câncer em uma das vítimas, mas certamente virão mais. Eu não sou contra nenhuma tecnologia em si, mas acredito que a humanidade não esteja preparada para lidar com um empreendimento que requer manutenção e monitoração contínua, prolongada (por milênios) e que não flutue ao sabor das instabilidades políticas e econômicas... em fim, inviável para uma organização social capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário