9 de novembro de 2016

Anti-PTismo: seria uma patologia ou falha de caráter

OK, os queridos paneleiros nacionalistas moralizantes conseguiram afastar a ex-presidente Dilma Rousseff. Nestas últimas eleições o PT perdeu muito terreno. Mesmo assim...

Figura: Contexto Livre

... parece que tem uma turba que não está satisfeita. Vira e mexe, acabo me deparando com algum sujeito querendo fazer o saquito xere em cima dos restos mortais do PT. Sim, pois na minha opinião, quando o PT fez a escolha pela conciliação com os oligarcas que realmente comandam o Brasil, estava fazendo uma opção histórica. Não contava que a história não pára nem tem piedade e o referido partido acabou sendo varrido para a lata de lixo. Sinto muito, mas para mim, PT deixou de ser o protagonista e seguirá como um zumbi (há quem aposte nas eleições de 2018, mas não estou confiante nem um pouco).

Voltando agora aos sujeitos que ainda cultivam uma raiva mórbida contra o PT, Lula e ou Dilma. A história continua e a fila já andou; há outros protagonistas no poder e, sinto muito em dizer, as coisas só vem piorando. Não se sustenta mais o argumento de que ainda há o efeito da herança das medidas passadas do governo deposto. O cenário de piora da situação nacional anda par e passo com a corrupção que está organicamente associada com todos os níveis dos 3 Poderes da República (tem o 4º Poder, mas no momento não tenho fôlego para tratar disto). Mesmo sem o PT ou talvez, justamente sem o PT, a farra contra os contribuintes brasileiros corre a solta.

Portanto meses depois de defenestrar, de forma no mínimo questionável, o mandatário superior do país, não há justificativa de culpá-la ou ao seu partido pelos acontecimentos recentes. A não ser que o sujeito detenha alguma patologia de natureza neurológica, que o impede de ver a realidade na sua totalidade, criando uma visão estreitíssima, particularíssima e obnubilada em que somente o trinômio lulismo-petismo-comunismo explica tudo que há de ruim nos 516 anos da existência da Terra de Santa Cruz. Neste caso, tenho que ter pena e doar minha solidariedade, afinal, se é doença, não se pode imputar responsabilidade aos atos e pensamentos do sujeito.

E se não for doença? Então o sujeito tem condições perfeitas de procurar se informar e ver que as coisas não são exatamente como vem sendo vendidas. Mesmo que não se tire a responsabilidade do PT nas mazelas atuais e antigas do país, não foi o seu demérito que causou o afastamento da Dilma; ao contrário, foi a ambição desmesurada que fez com que políticos corruptos pedissem a sua cabeça. Não querer enxergar isso então é sinal de ingenuidade, ignorância, desonestidade, cumplicidade, cooptação ou plena aceitação de que 'os fins justificam os meios'. Um ou mais desses sinais, não importa: o sujeito tem falha de caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário